terça-feira, 11 de outubro de 2016

Outubro Rosa - Traga seu animal para uma avaliação!


Com o avanço da medicina e dos cuidados com os animais, frente às medicações especializadas, alimentações balanceadas e maior atenção aos amiguinhos peludos com acompanhamento do Médico Veterinário, vemos um crescente aparecimento de tumores no atendimento na clínica. Na verdade, hoje os animais estão vivendo cada vez mais e doenças antes não vistas, agora são diagnosticadas com maior rapidez, possibilitando o tratamento preventivo ou até um melhor bem estar animal.

O câncer de mama é o tumor mais comum nas cadelas e gatas também podendo ocorrer em cães e gatos machos (com menor incidência). Pode acometer qualquer raça e de qualquer tamanho, tendo maior incidência em cadelas de grande porte.

O desenvolvimento do câncer de mama acontece por inúmeros fatores, entre eles a presença de hormônios, sejam eles endógenos, aqueles produzidos pelo próprio animal, ou exógenos, como os injetáveis para inibir o cio. Outro fator que pode influenciar no desenvolvimento desses tumores é o nutricional, pois uma dieta gordurosa e animais obesos tem maior risco de apresentarem essa enfermidade.

A CASTRAÇÃO PODE SER UMA PREVENÇÃO! Estudos demonstram que se a castração for realizada antes do primeiro cio, a incidência é de 0,05%, após e primeiro cio, essa incidência aumenta para 8% e após o segundo para 26%. Contudo, a castração após o período anteriormente citado não reduz o risco do aparecimento de tumores malignos.

Infelizmente mais de 60% dos tumores em cadelas são malignos e em gatas a probabilidade é ainda maior, acometendo mais de uma mama muitas vezes. Em 25% dos casos o animal pode ter metástase (quando o tumor compromete também outros órgãos, sendo o principal o pulmão, contudo pode aparecer em outros como fígado, rins e ossos).

COMO SABER SE MEU PET TEM TUMOR DE MAMA? O ideal é levar o seu animal ao veterinário para uma avaliação anual, no mínimo, dessa forma, já estaria sendo acompanhado. Entretanto, você também pode fazer uma breve avaliação palpando as mamas e caso tenha alguma dúvida, traga seu animal para uma avaliação com o Médico Veterinário, profissional capacitado para orienta-lo da melhor forma possível.



Bibliografia: DALECK, C. R; NARDI, A. B.; RODASKI, S. Oncologia em Cães e Gatos. Editora Roca. 2009.
Renata Marujo – Médica Veterinária, especializada em Cirurgia e Anestesiologia em Pequenos animais – Animal Place – São Paulo/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário