terça-feira, 20 de setembro de 2016

Primeiros socorros para animais de estimação




Muitas vezes nos deparamos com situações de emergência, nas quais podemos contribuir para facilitar o trabalho do veterinário na recuperação da vida de um pet.

Acredito que, além de conhecimento, manter a calma em tais situações é imprescindível para um bom atendimento. Diferencie primeiro urgência de emergência:

Urgência: são casos de menor gravidade, mas que devem ser socorridos a tempo para que o animal não tenha complicações mais graves. Exemplos: vômito ou diarreia intensos, piometras (infecção uterina nas cadelas), ausência de urina por mais de 24hs, convulsão, dentre outros.

Emergência: são situações críticas inesperadas, súbitas, as quais um pronto atendimento é fundamental para a identificação do problema e correção de suas consequências, exigindo a imediata intervenção do veterinário, visando garantir a sobrevivência do paciente. Exemplos: hemorragia, parada cardíaca e/ou respiratória, atropelamento, envenenamento, choque elétrico, afogamento, inalação de fumaça em incêndio, etc.


Vamos tratar de forma simples os eventos mais comuns do nosso dia a dia:

Hemorragia: 
Hemorragia é toda perda de sangue que o organismo sofre, seja ela rápida (aguda) ou de forma lenta e gradativa (crônica). Neste caso, iremos explicar como estancar uma hemorragia em casos de acidentes, quando a perda sanguínea muito rápida pode ser fatal. Uma perda de grande volume de sangue em pouco tempo irá provocar uma parada cardíaca, pois o coração não terá líquido suficiente dentro dos grandes vasos sanguíneos para bombear. 

  • Hemorragias externas: fáceis de detectar, pois você visualiza a perda de sangue. Normalmente, ela é provocada por um corte, perfuração ou brigas entre cães.
  • O que fazer? 
    • Aplique um pano limpo ou compressas de gaze sobre o corte e pressione por alguns minutos. Mantenha a pressão até o sangramento parar. O tempo para que isso ocorra é variável e está relacionado com a região do corte e a extensão da lesão. Orelhas e patas sangram bastante.
    • Encaminhe o animal para o veterinário para a desinfecção e sutura do corte. Se isso não for possível imediatamente, após o sangramento diminuir, limpe o local com água oxigenada. Curativos com gaze e esparadrapo são difíceis de se manter, pois o animal costuma retirá-los imediatamente. Desinfete e mantenha o local protegido por uma gaze ou pano para impedir o acesso de moscas na lesão (podem causar bicheira).



Vasos sanguíneos: 
Se um vaso sanguíneo for atingido (veia ou artéria), a hemorragia pode ser grave e deve ser estancada imediatamente. Os vasos que podem ser atingidos mais facilmente localizam-se nas patas, cauda e orelhas. Você pode aplicar um torniquete, ou seja, com um barbante, cordão ou até cadarço de sapato, amarre o membro um pouco antes da região do corte. O torniquete estancará a hemorragia imediatamente, mas não de deve mantê-lo por mais de 15 minutos ou apertá-lo muito, sob o risco de gangrenar o membro por falta de suprimento de sangue. Se usar o torniquete, afrouxe-o a cada 15 minutos e encaminhe imediatamente ao veterinário

  • Hemorragia interna: esse tipo de hemorragia é difícil de detectar, pois não se pode visualizar. Após uma queda ou um acidente, o animal pode perder sangue por rompimento de um órgão ou de um vaso interno. 

  • O que fazer?
    • Como é mais difícil diagnosticar a hemorragia interna, em casos de acidentes, se houver queda de temperatura, palidez e perda de consciência, o mais recomendável é encaminhá-lo ao veterinário imediatamente.



Fique atento em mais textos sobre primeiros socorros no nosso blog e, caso deseje, pode colaborar conosco com sugestões para outros temas.


Texto elaborado por Dr. Jorge P. de Morais CRMV SP 6168, sócio-proprietário da Animal Place
Fontes de pesquisa : texto da Dra. Silvia Parise CRMV SP 5532



Nenhum comentário:

Postar um comentário