quinta-feira, 5 de maio de 2016

Raça de Cães para Idosos

Com o passar dos anos, o ritmo de vida vai desacelerando, a preparação física diminuindo e a necessidade de afeto aumenta. Os animais podem ser uma ótima forma de combater a solidão, tornando-se valiosos companheiros para aqueles que estão entrando na terceira idade.

Estudos demonstram que, quando os idosos estão na companhia de animais de estimação, obtém grandes benéficos, tanto na saúde mental quanto na saúde física. A companhia dos pets atua de forma muito positiva, reduzindo os níveis de depressão, stress, pressão arterial e colesterol. Também estimulam um aumento na atividade física, contribuem para a socialização com outras pessoas e proporcionam uma maior sensação de segurança.


Embora não exista uma raça ideal de cães para idosos, existem algumas condições especiais que devem ser levadas em consideração: dar preferência por raças de pequeno porte – pois não exigem muito esforço nos passeios e cuidados diários – e por animais mais calmos e independentes, evitando assim a necessidade de brincadeiras muito agitadas ao longo do dia e a possibilidade de acidentes.


Filhote X Adulto X Idoso

Cães adultos se apresentam como a melhor opção, já que os filhotes costumam exigir bastante atenção e possuem energia de sobra para brincar. Já os cães idosos, embora não sendo a primeira opção, constituem-se também em uma boa alternativa pois, em geral, são mais tranquilos.
De qualquer forma, é fundamental que os novos donos tenham sempre em mente que qualquer cachorro, independente da raça, precisa de passeios (pelo menos uma volta pelo quarteirão), acompanhamento veterinário, carinho e atenção.

Confira abaixo algumas raças de cães mais indicadas para os idosos:


(Foto: Reprodução / Google)

Boston Terrier: 
Consegue viver em apartamento ou em casa, e mantém uma boa relação com os donos. 
É um cão amistoso, de pequeno porte e obediente. Oriunda dos Estados Unidos. Altura média de 40
cm e pesa em média 8 kg.


(Foto: Reprodução / Google)

Chihuahua
Está entre as menores raças de cães do mundo. É uma excelente companhia para os idosos, adoram passear, estão sempre alegres e dispostos para brincar. Muito ágil, inteligente e higiênico. Às vezes, late demais, o que pode ser um incômodo para quem tem vizinhos. É muito protetor e afeiçoa-se a mais de uma pessoa, podendo revelar-se ciumento. Possui uma variedade de tamanho e pelagem. Oriunda do México. Altura média de 19 cm e pesa em média 2,5 kg.


(Foto: Reprodução / Google)

Lhasa Apso
De pequeno porte, são muito amáveis e companheiros para todos os momentos. Embora seja um excelente cão para idosos, é necessário impor limites aos filhotes, caso contrário, ele poderá se tornar um adolescente bastante rebelde. A raça também é excelente como cão de guarda, alertando os donos em qualquer situação de perigo. Oriunda da região chinesa do Tibet. Altura média de 26 cm e pesa em média 5 kg.




(Foto: Reprodução / Google)

Poodle Toy
Considerada uma raça bastante popular no Brasil, muito inteligente, fácil de ser adestrada, o que facilita no cotidiano e é bem relacionada com toda a família. Pequenino, brincalhão e curioso. Se adapta a diferentes ambientes com facilidade. Há uma divergência sobre a origem da raça, se é francesa ou alemã. Altura média de 26 cm e pesa em média 2,5 kg.




(Foto: Reprodução / Google)
Pug
Raça muito popular entre os idosos. Vive bem em lugares menores, extremamente fiel e apegado ao dono, bastante inteligente e amorosa. Pequeno porte, sociável e companheiro. Oriunda da China. Altura média de 28 cm e peso médio de 7 kg.





(Foto: Reprodução / Google)

Maltês
É vivaz, brincalhão e fácil de lidar. Inteligente e muito afetuoso, também é destemido e responsivo. Oriunda da Bacia do Mediterrâneo. Altura média de 23cm e pesa em média 3kg.





(Foto: Reprodução / Google)

Yorkshire Terrier
Esta é uma das raças mais amadas pelos idosos. Bom companheiro, não se irrita com facilidade e é bastante inteligente. Protetor em relação aos seus donos e gosta muito de colo. Corajosa, inteligente e muito brincalhona. Em função do seu pequeno porte, também pode viver sem problemas em ambientes mais restritos como apartamentos. Contudo, a pelagem longa exige escovagens diárias ou tosquias regulares. Oriunda da Inglaterra. Altura média de 20 cm e peso médio de 3 kg.


Independente da raça ou da idade, vale a pena ressaltar que, muitas vezes, são eles que nos escolhem, principalmente quando adotamos. As raças selecionadas para melhor convívio com os idosos são apenas sugestões. Não necessariamente precisa ter uma raça definida, pois, muitas vezes, um bom e velho vira-lata desempenha esse papel de forma excelente. Afinal de contas, todos eles sempre foram e serão nossos velhos e queridos companheiros.



Dra. Mayan Brito de Assis
Médica Veterinária
CRMV-SP 36.760


REFERÊNCIAS
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-para-idosos/ 
http://tudosobrecachorros.com.br/2015/06/melhores-caes-para-pessoas-idosas.html
http://portaldodog.com.br/cachorros/listas/5-melhores-racas-de-caes-para-idosos/
http://mulher.terra.com.br/comportamento/saiba-algumas-racas-de-cachorros-ideais-para-idosos,a84345e5c26f5410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
http://tudosobreseupet.com.br/5-melhores-racas-de-caes-para-idosos/
http://www.arcadenoe.pt/article.php?id=513
http://www.vivasenior.com.br/saude-e-bem-estar/qual-e-o-cachorro-ideal-para-os-idosos/
http://www.racas-caes.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário