terça-feira, 29 de setembro de 2015

A importância das Vacinas


Cumprir as recomendações e os prazos das vacinas são requisitos fundamentais para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais de estimação e, de quebra, reduzir os riscos de transmissão de doenças potencialmente perigosas aos seres humanos.


Vacinas para os cães...

O programa de vacinação deve ser iniciado já a partir de 45 dias de vida do animal, com reforços mensais – por três ou quatro meses, dependendo do protocolo –, e seguidos por manutenções anuais. 



V10
Protege contra cinomose, parvovirose, leptospirose, parainfluenza, hepatite infecciosa e coronavirose. Tais enfermidades podem causar diarreia, vômito, perda de apetite e, em casos extremos, óbito. Acometem adultos e filhotes, e podem ser adquiridas por meio de contatos com outros cães, fezes, urina ou secreções de outros animais. 

Anti-Rábica
Previne contra a raiva, doença essencialmente fatal e que pode ser transmitida aos humanos.

Bronchi Shield (ou Pneumodog)
Resguarda contra a traqueobronquite infecciosa canina (a “gripe dos cães”), doença que acomete principalmente cães que frequentam parques, hotéis, feiras e exposições.

Giardíase
A vacinação contra a giardíase canina é indicada como auxiliar na prevenção da doença. Causada pelo protozoário Giardia (fonte de diarreia e vômito), também pode ser transmitida aos seres humanos. 




Vacinas para gatos...

A vacinação já deve ser iniciada no animal ainda filhote (à partir de 60 dias), com aplicações mensais por três meses e reforços anuais.




Anti-Rábica
Protege contra a raiva, potencialmente fatal e que também pode ser transmitida aos humanos.

Quíntupla (V5)
Indicada para a prevenção das doenças causadas pelo vírus da rinotraqueíte, calicivirose e chlamydia psittaci – causadoras de infecções respiratórias e oftálmicas –, e panleucopenia, fonte de enfermidades como diarreia, alterações neurológicas e leucemia felina (um dos vírus da AIDs felina).

Importante: mesmo gatos habitantes de apartamentos (e que não tenham contatos com outros animais) devem receber as vacinas de acordo com o calendário ou com as orientações de um médico veterinário.


Conscientização


Estar ciente da importância do tema e da responsabilidade em cumprir as recomendações dos médicos veterinários, permite uma vida mais saudável ao animal e diminui as chances de causar danos aos seres humanos, provenientes de doenças transmissíveis.   

Portanto, esteja sempre em dia com o calendário de vacinações do seu bichinho de estimação.

Dúvidas, consulte-nos.


Dra. Paula Cordovani
Médica Veterinária da equipe Animal Place
CRMV-SP 19.971

2 comentários: