sábado, 28 de fevereiro de 2015

Tosse dos Canis

Já ouviu falar em Tosse dos Canis?

Nunca?

A Tosse dos Canis é uma doença infecciosa respiratória bastante comum em cães de todas as raças e idades, sendo particularmente perigosa para filhotes e animais idosos. Ela ocorre, principalmente, pela associação de uma bactéria (Bordetella) e de um  vírus (Parainfluenza). Tem maior ocorrência em períodos de queda da temperatura ambiente.

Como se dá a sua transmissão?

De um animal para o outro, por meio da tosse, do espirro ou da própria respiração. Portanto, é altamente contagiosa.

Principais sintomas:

Tosse constante e intermitente – áspera e seca – corrimento nasal e/ou ocular, náuseas, febre e falta de apetite.

Perigo:

Na falta de um tratamento adequado – especialmente em animais mais sensíveis à broncopneumonia – pode evoluir para um quadro irreversível (fatal).

Prevenção:

O ideal é a aplicação de vacinas. Existem dois tipos delas: uma intranasal e outra injetável. A primeira, no entanto, é comumente indicada por ser mais eficiente, em função do seu efeito mais rápido e da redução substancial das chances de contaminação que ela proporciona.

Alerta máximo

Agora que você está a par do assunto, de suas causas e formas de contágio, sinais e riscos envolvidos, e a da importância da prevenção, não permita que o seu animalzinho de estimação seja mais uma vítima da temida Tosse dos Canis. Ele depende muito da sua atenção…

Quer mais informações e/ou orientações?

Entre em contato conosco. Temos a estrutura e a equipe preparadas tanto no processo de prevenção como no completo tratamento dos pacientes da referida enfermidade.

Será um prazer lhe servir.

Um comentário:

  1. essa tosse é prejudicial ao homem? pq nos beijamos sempre nosso pet....na cabeça, mas sempre abre a boca.

    ResponderExcluir