quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Obesidade em Felinos

Sendo um animal carnívoro, o gato precisa ingerir altos níveis de proteína, baixos níveis de gordura e uma mínima quantidade de carboidratos. A maioria das dietas secas possui níveis mais altos de carboidratos, quando confrontadas com as rações em latas. Considerando que o excesso de tais biomoléculas é transformado em gordura, a escolha adequada da ração para felinos é fundamental.

A obesidade está intimamente relacionada ao equilíbrio entre a aquisição de energia e o seu gasto. Dentre os fatores que contribuem para a obesidade em gatos, destacamos a oferta exagerada das porções de alimentos e a inatividade do animal, consequência da ausência de uma rotina de passeios e de atividades físicas. Ambos os fatores mencionados estão longe do comportamento natural dos felinos. O proprietário do animal deve ter consciência de tal fenômeno e de sua responsabilidade sobre os diversos riscos envolvidos:

- Dispnéia (dificuldade de respirar);
- Doenças cardiovasculares;
- Hipertensão;
- Diabetes melito;
- Dermatites não alérgicas;
- Problemas musculoesqueléticos;
- Aumentar o risco da anestesia e cirurgia;
- Reduzir o ganho reprodutivo;
- Predispor à lipidose hepática (acúmulo de gordura no fígado);
- Criar intolerância ao calor;
- Diminuir a resistência às doenças infecciosas;
- Possibilidade dobrada de morrerem na meia-idade (6-12 anos), quando comparados aos gatos não obesos;
- Reduzir a qualidade e a expectativa de vida do animal.



A obesidade em felinos, portanto, deve ser interpretada e tratada como uma enfermidade. Assim, é imperativo proceder algumas mudanças no habito do gato, baseadas nas orientações de um profissional especializado. Ele indicará os procedimentos necessários para a redução do peso adicional, a quantidade recomendada de alimentos, o tipo adequado de ração, o manejo apropriado do ambiente e da rotina do animal, dentre outros fatores.



A Animal Place possui uma estrutura completa e uma equipe especializada para cuidados de felinos. Mais informações, dúvidas, comentários e/ou sugestões, entre em contato conosco.


Dra. Paula Cordovani
Médica Veterinária Especializada em Felinos
CRMV-SP 19.971

Nenhum comentário:

Postar um comentário